Extrair o máximo de recursos naturais, visando o lucro, trouxe muito desperdício para nosso planeta.
SUSTENTABILIDADE
Um assunto muito comentado nos dias atuais é a sustentabilidade (desenvolvimento sustentável). Mas, o que significa sustentabilidade?
A ideia desse conceito surgiu a partir do “ecodesenvolvimento” proposto durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento na Suécia, em 1972. Mas o termo “desenvolvimento sustentável” foi usado pela primeira vez em 1987, pela primeira ministra da Noruega.
O termo significa “suprir as necessidades atuais sem afetar a qualidade de vida das gerações futuras, para que elas tenham recursos para suprirem as próprias necessidades. Ou seja, é o desenvolvimento de atividades que não esgotem os recursos naturais.
A história mostrou que o consumismo, onde as empresas buscavam extrair o máximo de recursos naturais visando o lucro trouxe muito desperdício de materiais para o nosso Planeta. Como consequência dessa irresponsabilidade gerou a poluição ambiental.
Equilíbrio entre o Meio Ambiente e a Economia
Entre 1980-1990 houve uma reavaliação do conceito de desenvolvimento, a partir daí, começaram a buscar novas estratégias de distribuição, com o objetivo de repartir de modo consciente os benefícios do crescimento da economia mundial, levando em conta que deveria haver um equilíbrio entre a natureza e a sociedade, para não esgotar os recursos naturais.
Algumas estratégias foram elaboradoras, e devem ser adotadas pelas empresas nos dias de hoje:
- Preferir produtos com embalagens menos nocivas à natureza;
- Diminuir o consumo de carne, a fim de diminuir a liberação de gás metano que estimula o gás estufa;
- Dar preferência ao transporte público ou bicicleta, patinetes, etc.
- Não utilizar produtos com substâncias como o CFC, que afetam a camada de ozônio;
- Realizar a coleta seletiva em casa e nas empresas;
- Praticar a reciclagem e reutilização de materiais.
UMA NOVA FORMA DE PENSAR
O objetivo da sustentabilidade é fazer com que as pessoas adquiram uma nova forma de pensar, permitindo o crescimento econômico, mas sem comprometer a saúde do meio ambiente. Na prática, se não houver a conscientização e o equilíbrio, restarão apenas terras inférteis para as gerações futuras, teremos falta de água, ar poluído, um caos.
Incentivo a geração de emprego e renda
30%
É o potencial de reciclagem do lixo no Brasil, porém apenas 3% é reciclado.
Importância da Reciclagem
A reciclagem é uma excelente iniciativa para ajudar na diminuição dos resíduos gerados por pessoas e empresas, e deve ser usada como estratégia no desenvolvimento sustentável.
Através da reciclagem é possível alavancar novos empreendimentos, pois incentiva a geração de emprego, gerando renda para diversas famílias. O mercado de materiais recicláveis está ao alcance do micro e pequeno empresário.
Com investimento entre 100 e 150 mil já é possível começar nessa área, e com menos ainda, já dá para criar um pequeno negócio nesse mercado promissor.
Além disso, as cooperativas de catadores pode ser uma excelente alternativa de emprego e renda para a população. Os catadores geram altos índices de reciclagem de alguns materiais. Reciclar faz bem para o meio ambiente, e ajuda na economia do país.